Resultado de Exames
Curiosidades Orientações e Cuidados

A saída de secreção pelo bico do seio, mamilo ou papila (como é conhecido no meio médico), é normal no período de gestação e lactação, mas leva algumas mulheres que não estão grávidas ou amamentando a procurar um mastologista. Como tudo em saúde, a maioria dos casos deve-se a alguma condição benigna, ou seja, que não tem risco ou suspeita de ser um câncer. 

Mas como saber se você tem ou não o risco de ter um problema mais sério? É importante prestar atenção em alguns detalhes:

  1. Note se secreção é espontânea (suja o sutiã e sai sem apertar) ou se depende de pressão para sair.
  2. Caso seja espontânea, aquela que sai sozinha, perceba em qual frequência ocorre, se ela ocorre nas duas mamas, se está relacionada com o período da menstruação  e qual é a cor da secreção (sangue vivo, transparente, escura tipo amarronzada ou esverdeada ou branca). 
  3. Procure saber que medicamentos você está usando, alguns remédios que tem parte de seu efeito no sistema nervoso central (fluoxetina, paroxetina, sertralina e antidepressivos tricíclicos), hormônios (anticoncepcional e terapia de reposição hormonal, tratamento da tireóide), analgésicos derivados de opióide com codeína, medicamentos comuns para vômito, gastrite e hipertensão arterial (metoclopramida, sulpirida, cimetidina, metildopa, verapamil e reserpina) podem levar a secreção mamária.

Procure um mastologista para fazer a investigação precisa do que está levando a saída de secreção já com essas informações em mente. O exame físico, os exames complementares de imagem e alguns exames de laboratório vão ajudar a desvendar as causas e o tratamento necessário.