Resultado de Exames
Curiosidades Orientações e Cuidados Prevenção

Dores nas mamas são umas das queixas mais frequentes no consultório do mastologista. Apesar de muito incômoda e preocupante, raramente está relacionada com câncer ou doenças graves. 

Durante a consulta por esta queixas, serão realizadas muitas perguntas sobre o histórico hormonal e medicamentos em uso, além dos hábitos e atividades, pois essas são as causas mais frequentes de dor mamária. A dor mamária por causa do câncer existe sim, mas é uma exceção, geralmente tumores malignos iniciais não apresentam sintomas.

Informações relevantes para você se atentar antes de consultar:

  • Frequência da dor;
  • Quanto tempo dura a dor;
  • Se tem relação com a menstruação;
  • Que medicamentos está usando;
  • Se a dor é durante esforço físico ou em repouso. 

Algumas dores referidas na mama não tem sua origem na mama, podendo ser por doença do refluxo gastroesofágico, problemas cardíacos, problemas de coluna, dor na musculatura  torácica, até mesmo devido a doenças de pele como Herpes Zoster. 

Procure um mastologista para maior esclarecimento, provavelmente se você estiver na idade de rastreio, serão realizados além do exame físico, solicitações de exames de imagem das mamas e até exames de laboratório, mas muitas vezes o alívio de saber que você tem um problema que não é devido a algo mais grave e com tratamentos bem simples, serão o suficiente para a dor ir embora.