Resultado de Exames
Orientações e Cuidados

Na véspera da cirurgia:

Faça jejum de oito horas antes do horário previsto para a cirurgia. Isto inclui: não comer alimentos sólidos e não ingerir nenhum líquido. Apenas medicamentos para doenças crônicas liberadas pelo cirurgião e anestesista poderão ser utilizados por via oral neste período com um gole pequeno de água para auxiliar a deglutição.

Tomar banho no dia do procedimento antes de ir para o hospital auxilia a diminuir infecções no corte da cirurgia, porém não faça a depilação em casa na véspera, caso seja necessário, faça dias antes ou será feita no próprio momento da cirurgia após a anestesia. Nem todas as cirurgias precisam de depilação, seu cirurgião comunicará a necessidade. A depilação causa microlesões na pele que podem acumular bactérias nas primeiras horas. Por isso o ideal é com alguns dias de antecedência ou então só no momento cirúrgico. Este procedimento ajuda a diminuir a chance de infecções. 

Compareça ao hospital com uma antecedência mínima de 3 horas, para que o cadastro, checagem de informações do convênio, internação hospitalar, admissão no centro cirúrgico, preparo e  troca de roupa sejam feitos.

Leve todos os exames para o hospital relacionados a doença que vai ser operada.

Não use cremes, maquiagens, esmalte, jóias ou objetos de valor durante a internação.

Cuidados após a cirurgia:

Siga as orientações do médico, equipe de enfermagem e fisioterapia.

Algumas cirurgias tem o pós operatório muito simples com pouco ou nenhuma dor e pacientes costumam a receber alta no mesmo dia.

Em casos de cirurgias grande os cuidados são mais especiais:

  • Não ingira comida em excesso até estar eliminando flatus e/ou fezes.
  • Sente com o auxílio de acompanhante ou da enfermeira por 20 a 30 minutos no primeiro dia após a cirurgia antes de se levantar.
  • Caminhe devagar e com auxílio no primeiro dia até sentir segura. Não tenha medo de caminhar, o ato de caminhar estimula o retorno do apetite, melhora a circulação diminuindo a chance de trombose e estimula o intestino a voltar sua normalidade.

Caso tenha dor que julgar importante não force os movimentos, a progressão deve ser natural para cada paciente, levando em consideração idade e limitações.

Somente dirija quando o cirurgião autorizar.

Retorne a sua dieta habitual assim que tiver alta hospitalar. Nos casos de câncer, alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar refinado e embutidos devem ser evitados. 

Evite molhar o curativo no pós operatório imediato. Durante o banho no hospital o curativo será protegido com plástico e a água com o chuveirinho deve ser passada com distância do local. Em casa o mesmo procedimento deve ser feito. Na sua consulta de retorno o curativo será reavaliado e trocado se necessário.

Use o sutiã cirúrgico desde o primeiro dia após a cirurgia. Dê preferência para roupas confortáveis e que tenham botões para abotoar na frente como camisas nos primeiros dias após a cirurgia.

Combine o retorno com as nossas secretárias, conforme a orientação que foi passada na alta.

Tome a medicação conforme orientado e prescrito pelo cirurgião no momento da alta, não espere ter dor para fazer o uso de analgésico.

Se dor, febre ou vermelhidão surgirem no local da cirurgia entre em contato com a clínica. Em caso de incidentes noturnos, em fins de semana ou feriados, procure o pronto socorro do hospital onde foi realizada a cirurgia para que tenha o primeiro atendimento, e eles  vão entrar em contato com a nossa equipe.

Cuidados com a ferida, curativos e drenos:

A freqüência de troca do curativo será orientada pelo cirurgião no momento da alta hospitalar. Mas uma das regras básicas é que a parte externa do curativo deve ser trocada toda vez que este ficar molhado ou sujo.

Não utilize pomadas ou antissépticos sobre os pontos ou na cicatriz recente sem liberação do médico cirurgião.

A retirada dos pontos será orientada pelo cirurgião, não existindo um prazo mínimo ou máximo para se retirar os pontos. Esta escolha será feita pelo cirurgião em função da técnica, material do fio utilizado e localização da sutura.

Lave as mãos e use álcool gel antes de tocar em feridas ou dreno.

Para o dreno existem alguns passos que já foram explicados para quem vai necessitar deste recurso, mas não custa relembrar:  1- é necessário fechar o clipe de plástico localizado no tubo do dreno antes de manipular a bolsa sanfonada. 2- após fechar o clipe, tire a tampa e esvazie e conteúdo. Não esqueça de medir a quantidade que foi drenada. 3- após retirar o líquido, comprima refazendo o vácuo na sanfona e tampe. 4- Reabra o clipe de plástico do tubo para que este volte a drenar.

Anote diariamente o volume em ml da secreção retirada da bolsa coletora.

O dreno deve estar em constante aspiração da secreção (sanfonado ou apertado), para que este por pressão negativa faça a secreção sair. Isso facilitando a cicatrização e diminuindo as chances de infecção. 

Movimente os membros superiores até o nível do ombro  (90 graus) tanto para frente quanto para o lado até a retirada dos pontos, e não force caso sinta a cicatriz da ferida repuxar.

Siga as orientações do cirurgião em casos específicos.

A fisioterapia e a drenagem linfática com fisioterapeuta devem ser realizadas em cada caso conforme a prescrição médica.