Resultado de Exames
Orientações e Cuidados Prevenção

A função da vacina é produzir anticorpos para imunidade. Quando recebemos os antígenos da vacina contra Covid-19 nossa cadeia de linfonodos é ativada.

Os linfonodos são as populares “ínguas” que estão distribuídas por todo nosso corpo com a função de proteção e drenagem de líquidos. Um achado muito comum observado após a vacina é o aumento dos linfonodos axilares e cervicais no lado em que se recebeu a aplicação, quando ela é realizada no braço.

Geralmente esse linfonodos reacionais permanecem por 4 semanas, principalmente após a segunda dose, quando o estímulo da imunidade é maior. Essa é a resposta esperada da vacina e acontece com a maioria das vacinas, não apenas contra Covid-19.

Mas o que isso tem a ver com a mamografia?

Na mamografia, além de se fazer imagens da mama, se avalia também a região axilar. E se a mulher está com linfonodos aumentados e reacionais devido a vacina, eles vão aparecer na mamografia como uma alteração que pode ser confundida com uma doença. Existem algumas doenças que cursam com linfonodos axilares aumentados, principalmente doenças autoimunes e alguns tipos de câncer.

Ou seja, para se evitar qualquer confusão entre linfonodos aumentados por estarem produzindo anticorpos e linfonodos doentes por outras causas, se recomenda que a mamografia seja realizada antes de segunda dose da vacina ou quatro semanas após, quando os linfonodos já voltaram para o aspecto habitual. Também é importante informar no dia do exame se você já foi vacinada e a data da vacina!

É bom esclarecer que não existe relação da vacina com câncer de mama!

Esse cuidado em planejar a data da mamografia serve apenas para evitar confusão entre diagnósticos diferenciais. Mulheres acima de quarenta anos devem realizar mamografias anualmente. 

Em alguns municípios a vacinação está sendo aplicada em outros grupamentos musculares como na lateral da perna ou glúteo e esse tipo de reação nos linfonodos axilares não costuma aparecer. 

Qualquer dúvida, entre em contato conosco que lhe daremos a melhor orientação!

Diretor Técnico: Dr. Geraldo Antonio Cassol | Mastologista | CRM-SC: 5007 | RQE – Mastologia: 1279

Tags :